domingo, 24 de fevereiro de 2013

PROPOSTA EXTINGUE ENFITEUSES ANTERIORES AO CÓDIGO CIVIL

 Deputada Bruna Furlan - PSDB-SP

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4644/12, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que extingue as enfiteuses criadas antes do Código Civil (Lei 10.406/02). O novo código já havia proibido a constituição de novas enfiteuses e subenfiteuses.

Enfiteuse pode ser definida como o direito que uma pessoa adquire de usar, gozar, fruir de determinado bem imóvel alheio, mediante uma remuneração paga anualmente, que se denomina foro. Quem estipula a enfiteuse é o senhorio, que é o real proprietário do imóvel. Enfiteuta é, portanto, aquele que adquire o direito real sobre o imóvel.

"Trata-se de um instituto ultrapassado e em desuso nas legislações modernas", argumentou a deputada. "O objetivo é extinguir as enfiteuses ainda existentes, atualizando e modernizando a legislação civil brasileira", acrescentou.

A proposta não afeta a enfiteuse dos terrenos de marinha, que continua sendo regulada por lei especial, no caso, o Decreto-Lei 9.760/46.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), inclusive em seu mérito.

Clique no link abaixo para conhecer o inteiro teor do PL-4644/2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário