quarta-feira, 6 de março de 2013

AVANÇO DA MEDICINA E O MERCADO IMOBILIÁRIO



Aparentemente a relação pode não existir, mas talvez devamos pensar mais longe, pois, como já disse, o papel do empreendedor imobiliário é antecipar tendências e pensar no futuro.

A medicina através dos séculos vem evoluindo, mas nos últimos cinquenta anos o avanço foi mais acentuado, e mais do que isso as perspectivas para os próximos anos são fantásticas. Com a possível substituição de órgãos alguns cientistas já dizem que estão nascendo crianças hoje que poderão chegar aos 150 anos. Hoje no Brasil a expectativa de vida é de pouco mais de 74 anos, e este indicador tem crescido bastante nos últimos anos, além de novos estudos genéticos, também reflexo de melhores condições de vida.

A noticia é boa, entretanto, o impacto que traz para a economia é bastante significativo, pois com as regras atuais de aposentadoria, o déficit da previdência tende a ficar cada vez maior. Ainda não percebemos isso com toda intensidade, pois estamos em um momento único na vida de um país, o bônus demográfico, condição em que existe um número de pessoas em idade economicamente ativa superior as crianças e idosos, mas isso deve acabar, segundo previsões demográficas entre 2030 e 2040.

Portanto, se nada for feito, devemos ter problemas na aposentadoria das pessoas. Já existem hoje vários planos com intuito de complementar a renda no futuro e a segurança para manutenção da qualidade de vida e fazer frente a despesas crescentes na área da saúde, pois conforme envelhecemos mais despesas temos com planos de saúde, remédios e agora com possíveis investimentos em tecnologias que nos tragam um prolongamento da vida com qualidade.

Temos com essas premissas pelo menos duas oportunidades para o mercado imobiliário que vamos analisar:

1 - Mercado de Locação - com objetivo claro de ter uma renda permanente 
A locação de imóveis é uma das formas mais tradicionais e antigas de garantir uma renda perpétua para seus proprietários, e na minha opinião a melhor forma de se ter uma aposentadoria segura e com valores atualizados monetariamente. Um novo nicho de compradores que poderão ser focados através do direcionamento da propaganda e também com produtos com esse objetivo.

Pode-se buscar de diversas maneiras renda com locação em imóveis. Além da tradicional compra e locação como conhecemos, existe ainda a opção de em alguns empreendimentos comerciais e industriais a locação através de um pool, onde todos compartilham a receita e a despesa do empreendimento independente da ocupação de sua unidade. Outra que vem crescendo também bastante nos últimos anos são os fundos de investimentos com uma carteira de ativos voltados para a renda, a diferença que podem, neste caso estar localizados em diversas localidades.

Independente da forma que se escolha, certamente, o investimento da poupança em imóveis com o intuito de gerar renda futura é uma ótima oportunidade para termos no futuro uma aposentadoria mais tranquila.

2 - Empreendimentos para terceira idade
Ainda pouco difundido no país, mas bastante comum na Europa e em algumas regiões dos Estados Unidos, são os empreendimentos voltados para a terceira idade, não para pessoas com necessidade de tratamento especial, mas sim, para aqueles que já estão em uma etapa da vida em que gozam de perfeito estado de saúde e querem conviver com sua família, mas especialmente com pessoas que tenham os mesmos objetivos.

Empreendimentos estes com características próprias que buscam atender esta camada da população cada vez maior em nossa sociedade, é que certamente se multiplicarão em nosso país nas próximas décadas.

Enfim, o impacto do amadurecimento de nossa população trará várias mudanças sociais e econômicas, e devemos estar preparados para atendê-las.

Fonte: Flávio Amary - Vice-presidente do Interior do Sindicato da Habitação no Estado de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário