terça-feira, 12 de março de 2013

CHINA: INVESTIMENTO EM SETOR IMOBILIÁRIO AUMENTA 22,8% EM JANEIRO E FEVEREIRO


O investimento no setor imobiliário da China aumentou 22,8% em termos anuais para 667 bilhões de yuans (US$ 106,2 bilhões) nos primeiros dois meses, anunciou o Departamento Nacional de  Estatística.

O índice de crescimento foi 5 pontos percentuais a menos que no mesmo período do ano passado, mas registrou um aumento de 6,6 pontos percentuais sobre a cifra total de 2012, apontou o órgão em uma declaração em seu site.

Nos primeiros dois meses, o investimento em imóveis residenciais registrou um crescimento de 23,4% em comparação com o mesmo período de 2012, um aumento de 12 pontos percentuais sobre a cifra do ano passado.

As construções começaram com 174,31 milhões de metros quadrados de casas no mesmo período, um crescimento anual de 15,3%.

As vendas de imóveis comerciais cresceram 49,5% para 104,71 milhões de metros quadrados em termos anuais, um crescimento de 47,7 pontos percentuais em comparação com a cifra de 2012, afirmou.

No mesmo período, o valor total da venda de imóveis comerciais aumentou 77,6% para 736,1 bilhões de yuans nos primeiros dois meses, apontou.

Os dados do departamento publicados em fevereiro mostraram que os preços dos imóveis mantiveram um ritmo rápido de crescimento nas principais cidades chinesas em janeiro, devido parcialmente às preocupações de aumento de preço no futuro.

Em uma base mensal, os preços de novas residências em Beijing, Shanghai, Guangzhou e Shenzhen aumentaram 2,1%, 1,3%, 2% e 2,2%, respectivamente. Os preços de novas residências nas cidades também cresceram mais rápido que em dezembro.

Em meio às expectativas de aumento nos preços de residências, o governo chinês produziu um rascunho de novas regras para intensificar o controle do mercado de imóveis em 1º de março.

As regras incluem taxas de transação mais altas, entradas mais altas e maiores taxas de juros de hipoteca, e qualificações estritas para a compra a fim de intensificar seu controle no setor imobiliário.

Fonte: Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário