quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO DE LEI QUER TRANSFORMAR CONDOMÍNIOS EM EMPRESAS


Proposta do deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG) altera o Código Civil (Lei 10.406/02) e a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73). 

O texto define como condomínio o conjunto de edificações caracterizado pela existência de partes exclusivas e de partes comuns, o que inclui tanto os condomínios verticais quanto os horizontais.

Atualmente, os condomínios são regidos por legislação própria e podem ser registrados no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mas não deixam de ser condomínios. 

De acordo com a proposta, o registro como pessoa jurídica vai ser opcional. Os condomínios que optarem por essa medida só poderão fazê-lo com a aprovação de, no mínimo, 2/3 dos proprietários.

Existem mais de 200 mil condomínios no Brasil, com diferentes estruturas, dos mais nobres aos mais simples e como a proposta torna facultativo ao condomínio tornar-se pessoa jurídica, isso vai provocar um tratamento desigual entre os eventuais optantes e não optantes além de, ao tornar-se pessoa jurídica, o condomínio e, consequentemente, os condôminos, vão ter mais gastos com contabilidade formal e registro de todos os atos no Cartório de Registros Especiais. Ainda corre-se o risco de que o ingresso das cotas de condomínios passe a ser considerada receita para fins tributários. (Comentário de Helena Terezinha do Amaral Gomes - Secovi/RS)

Clique no link para acessar o inteiro teor do projeto: PL 80/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário