segunda-feira, 22 de abril de 2013

COMPRE IMÓVEIS COM PROBLEMAS DOCUMENTAIS



Os imóveis sempre foram considerados um dos melhores investimentos e, em geral, toda pessoa bem sucedida já investiu ou mantém uma fatia de seu patrimônio investida neles. Por outro lado, quase todos já ouviram falar de casos de pessoas que tiveram sérias dores de cabeça por ter aplicado seus recursos em um imóvel que apresentava problemas documentais. 

Por conta disso, criou-se uma mística sobre o fato, fazendo com que muitas pessoas, sobretudo as mais cautelosas, comprem apenas imóveis que estejam com os documentos absolutamente em dia ou, como se diz no jargão jurídico, “livres de quaisquer desembaraços”. Como corolário lógico, aqueles bens que apresentam um ou outro problema acabam por afastar muitos dos potenciais compradores, fazendo com que o seu preço caia. É a lei do mercado.

ONDE OS INSEGUROS E DESINFORMADOS VEEM PROBLEMAS.
OS MAIS ARROJADOS E VISIONÁRIOS VEEM GRANDES OPORTUNIDADES

Mas é fato que onde os inseguros e desinformados veem problemas, os mais arrojados e visionários veem as grandes oportunidades. E o que estes últimos fazem nada mais é que aproveitar os baixos preços comprando o “problema” e o resolvendo. No final, conseguem, além da valorização natural que os imóveis proporcionam, o recebimento dos aluguéis e, ainda, a diferença de preços advinda da solução da questão documental. E estão certos.

Isso porque a grande maioria dos problemas documentais ligados a imóveis são totalmente passíveis de resolução, exigindo apenas a obtenção de algumas informações e uma dose certa de paciência ou, dependendo do caso, daquela ousadia sempre bem vinda para quem deseja obter ganhos mais elevados.

Assim, se você está interessado em aplicar ao menos uma parte dos seus recursos e ter bons ganhos com imóveis, ao invés de descartar aqueles casos aparentemente problemáticos, amplie seus horizontes e admita estudá-los muito bem, principalmente contabilizando todas as despesas que terá. Em seguida, consiga bons preços aproveitando estas grandes oportunidades que estão lhe aparecendo e podem lhe estar escapando entre os dedos.

Autor: Dennis Matins 
Advogado Imobiliário - Consultor de construtoras, incorporadoras, loteadoras e imobiliárias. Palestrante professor e membro da Comissão de Cartórios Extrajudiciais da OAB/SC.
Fonte:Revista Destaque Imobiliário

Um comentário: