quarta-feira, 3 de abril de 2013

MS: DETENTOS DO INSTITUTO PENAL RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA ATUAREM COMO CORRETORES DE IMÓVEIS

Os detentos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) começam a estudar nesta semana o curso técnico profissionalizante de Transações Imobiliárias, ministrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Campo Grande. A parceria da instituição de ensino é feita com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário / AGEPEN.  Após terminarem o curso, os internos aprovados serão credenciados no  Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI-MS. 

Segundo informações da assessoria de imprensa da Agepen, a capacitação é destinada a 20 custodiados e acontece na modalidade semipresencial, com aulas semanais, no período noturno, na presença de um tutor em sala de aula e transmissão em tempo real por videoconferência dos ensinamentos de professores do Campus do Paraná, com apresentação de três disciplinas por dia. Os alunos também estudarão por meio de apostilas e aulas virtuais.
Conforme explicação do coordenador de Ensino a Distância do IFMS, Jeferson Velasques Rodrigues, o curso terá 1200 horas/aulas, divididas em quatro módulos, com duração de aproximadamente dois anos. Entre outros assuntos, os alunos apreenderão matemática financeira e noções de direito imobiliário.
“Eles serão capacitados para assessorar ações de compra e transferência de imóveis, interpretar projetos e mapas, inscrever imóveis no cadastro de imobiliárias, e tudo o que compete a um corretor de imóveis”, informou o coordenador, durante a solenidade de lançamento da capacitação na última quarta-feira (27). Caso saiam do presídio, os detentos poderão participar das aulas no IFMS.
Na capital, o curso técnico profissionalizante de Transações Imobiliárias tem muita procura. A informação é da coordenadora de Ensino a Distância, Edilene Maria Oliveira. Ela conta que o curso chegou a atingir 1073 inscritos para 40 vagas na capacitação oferecida no instituto.
“É um mercado que está muito aquecido em Campo Grande e em todo o Estado; e no caso dos internos, eles não terão muita dificuldade em conseguir trabalhar com isso, pois poderão atuar como autônomos”, frisou.
Inédito em presídios de Mato Grosso do Sul, a realização do curso é um projeto piloto que poderá ser estendido a outras unidades prisionais, segundo o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira. (Grifo nosso)
Ele destacou a importância da parceria com o IFMS. “Um curso como esse chegar a esse público [detentos] demonstra o comprometimento do Instituto Federal com essa visão humanizada, que dá oportunidade para eles recomeçarem”, disse.
Para Ronaldo Neopomuceno Alves, de 40 anos, que é um dos internos selecionados para participar curso, “o conhecimento é engrandecedor, vou me empenhar bastante nesse curso, dar o meu melhor. Quero fazer disso a minha profissão”, revela. Para participar da capacitação, Ronaldo atendeu algumas exigências como: ter bom comportamento e possuir ensino médio completo, formação que conquistou na escola instalada no próprio presídio.
As aulas presenciais acontecerão todas as terças-feiras, das 18h ás 21h.

Fonte: Capital News

3 comentários: