terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR: AGRADECIMENTO AOS MEUS ALUNOS DO IV SEMESTRE NI 2013.2

Professor Marcos Mascarenhas e seus alunos do IV Semestre NI 2013.2 - Pólo Iguatemi

UNIFACS – Universidade Salvador, Curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários

Aos meus queridos alunos do IV Semestre 2013.2

O nosso Encontro Presencial de ontem, dia 14, foi mais que especial!

Na homenagem recebida, pelo dia do Professor, tive a certeza, que além do relacionamento profissional, puro e simples, existe algo muito maior e mais abrangente que nos liga: A nossa amizade pessoal, conquistada ao longo destes três semestres em que convivemos.

Quanto ao saber apreendido neste período, mero degrau já ultrapassado, afiguram-se de forma infinita,novos objetivos e novas conquistas. A cada novo dia reconhecemos o muito que ainda temos a aprender ao longo desta trilha interminável a palmilhar.

Reproduzo abaixo um parágrafo de Marcus Tullius Cícero, Roma (Arpino, 3 de Janeiro de 106 a.C.- Formia, 7 de Dezembro de 43 a.C.) Político, Orador e Filósofo / in Disputas Tusculanas:

“Não existe ocupação tão agradável como o saber; o saber é o meio de nos dar a conhecer, ainda neste mundo, o infinito da matéria, a imensa grandeza da Natureza, os céus, as terras e os mares. O saber ensinou-nos a piedade, a moderação, a grandeza do coração; tira as nossas almas das trevas e mostra-nos todas as coisas, o alto e o baixo, o primeiro, o último e tudo aquilo que se encontra no meio; o saber dá-nos os meios de viver bem e feliz; ensina-nos a passar as nossas vidas sem descontentamentos e sem vexames”.

O que nos norteia, a mim e a Vocês, é aprender sempre e desde nosso primeiro encontro, nos propomos a uma troca de saberes e experiências e isto realmente se concretizou e produziu frutos, cuja época da colheita é agora, ao término do nosso curso. Nosso convívio, certamente nos transformou num ser pessoa melhor, cujo ponto central é a busca pela realização pessoal e profissional embasada no conhecimento e no desenvolvimento das novas competências.

O professor existe em razão dos seus alunos e como já asseverei no nosso primeiro contato, nos idos do II Semestre, meu compromisso é com cada um de Vocês e, é certo, nem sempre somos reconhecidos e/ou temos o retorno que esperávamos, porém, é inconteste que atingimos uma média excelente neste quesito preponderante para continuarmos avançando e alcançarmos nossos propósitos.

Agradeço a oportunidade de aprender com suas experiências e, principalmente, de poder participar ativamente do crescimento profissional de cada um de Vocês, numa verdadeira simbiose, desejando um futuro mais que promissor a todos.

Quanto à homenagem propiciada pela turma, nada mais significativo e representativo da evolução que atingimos no nosso relacionamento e, aproveito o ensejo, para abraçar e agradecer a cada um de Vocês pelo momento inesquecível a mim proporcionado.





Finalizo, citando Erasmo de Rotterdam, teólogo e humanista holandês: 

O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento”.

- Nós somos testemunhas vivas disso! 

Do Professor e Amigo, Marcos Mascarenhas

6 comentários:

  1. Profº Marcos,
    Hoje, quem se sentiu homenageada fui eu. Obrigada pelo texto maravilhoso, pelas palavras sinceras, que retratam o profº Marcos e o seu carinho pelo 4º semestre de NI. Só resta-me mais uma vez desejar-lhe FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!
    Abraço, Fátima Freitas

    ResponderExcluir
  2. Prof. Marcos.
    Parabéns pelo Dia dos Professores, mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Marcos.
    Parabéns pelo Dia dos Professores!!!! Estou muito feliz por ter o Senhor com professor,
    obrigada pelos conhecimentos que nos tem passado,
    Um abraço, Rosilene.

    ResponderExcluir
  4. Prof.º Marcos,
    Lamento por não ter participado, como de costume trabalhei a noite neste dia.
    Mas, gostaria de agradecer pela paciência e por todos o conhecimento compartilhado conosco durante estes semestres.
    Muito obrigado!!!
    Antônio Vinícius ( UNIFACS - NI - 4.º SEM)

    ResponderExcluir
  5. Professor Marcos, ou melhor MESTRE Marcos, que consegue ensinar pelo melhor método que há: através das suas atitudes, tanto profissionalmente, como pessoalmente. PARABÉNS e OBRIGADA!!! Carla Damasceno Neves

    ResponderExcluir
  6. O MICO DE CANTAR EU SÓ PAGUEI PARA O SENHOR QUE MORA NO MEU CORAÇÃO SEM PRECISAR PAGAR SEGURO FIANÇA ,CAUÇÃO, ALUGUEL,CONDOMÍNIO E DESPESAS ORDINÁRIAS E EXTRAORDINÁRIO DILMA DUNHAM CANTORA SÓ POR UM DIA.

    ResponderExcluir