quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

INTENÇÃO DE COMPRA, VENDA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS EM SALVADOR


As belezas naturais, turísticas e gastronômicas da alegre Salvador todos já conhecem, mas você sabia que lá é também um excelente mercado imobiliário?

Segundo levantamento do portal VivaReal, a capital baiana registrou 70,73% do total da procura por imóveis anunciados a venda, mais do que o Estado da Bahia (70, 29%) e até mesmo do Brasil (62,14%).

O levantamento levou em consideração a audiência do portal, que conta com 2 milhões de usuários únicos por mês e 3,8 milhões de visitas mensais. São mais de 1,2 milhões de imóveis cadastrados em sua base, 1100 cidades e 180 países diferentes utilizando sua plataforma para busca.

Só no Estado da Bahia, foram registrados 120 mil acessos no mês, sendo 110 mil dessas visitas só na cidade de Salvador. São mais de 23 mil opções de cadastros de imóveis em BA.

Levando em consideração outras buscas, como aluguel, o índice soteropolitano chega a 84%.

O estudo apresentou também os padrões mais procurados de apartamento. Imóveis de 2 e 3 dormitórios são os preferidos, com 39% e 33%, respectivamente.

Quanto ao tamanho, os de 50m² e 80m² representaram 32% das buscas, seguidos pelos de 80m² e 120m² (29%) e os de até 50m² (15%).

O ranking dos cinco bairros mais procurados em Salvador é: Pituba (9,3%), Itapuã (5,6%), Costa Azul (5,5%), Imbuí (5%) e Barra (4,7%).

Claro que todos querem morar nos melhores e maiores apartamentos possíveis, mas sonhos com paredes, portas e janelas têm um custo, e os valores mais procurados foram de 200 mil e 500 mil, que representam 52% do total da pesquisa, replicando o comportamento de busca por imóveis no Brasil e na Bahia.

Propriedades acima desses preços, até 1 milhão, ficaram com apenas 10% da fatia do mercado, porém indicam o aquecimento do mercado imobiliário baiano e o aumento da exigência de quem procura pelo imóvel ideal.

O VivaReal também analisou quais são as cinco regiões com o metro quadrado mais caro de Salvador:

Vitória
Horto Florestal
Aquarius
Ondina
Caminho das Árvores

E os bairros com metro quadrado mais barato:

Mussurunga
Sussuarana
Itapuã
São Rafael
Resgate

Por fim, mas não menos importante, não são apenas moradores locais que procuram residência na capital baiana. O estudo ainda apresentou as 10 cidades que estão de olho nas oportunidades imobiliárias de Salvador, que são: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Recife, Vitória da Conquista, Brasília, Aracaju, Fortaleza e Vitória.

Por que Salvador?
Foi a primeira capital do Brasil e hoje é capital do Estado da Bahia. Salvador é a área metropolitana mais rica e diversificada tanto nos aspectos culturais, gastronômicos, musicais e arquitetônicos do nordeste brasileiro.

Lá fica um dos pontos turísticos mais famoso do país, o Pelourinho, que foi declarado patrimônio mundial pela Unesco em 1985.

Principal centro financeiro da Bahia, é também porto exportador, região industrial e administrativa, além de turística.

Suas principais atrações são as praias de águas mornas, como as famosas Itapuã, dos Artistas e do Porto da Barra. A culinária típica é um grande atrativo, com frutos do mar, acarajé, tapioca entre outras iguarias.

Outro ponto importante da cultura da cidade é o Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo, segundo o Guinness Book.

Fonte: VivaReal

Nenhum comentário:

Postar um comentário