sábado, 4 de janeiro de 2014

BIBLIOTECA DO GI: AVALIAÇÃO DE BENS - PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES


Nos últimos anos temos observado importantes avanços no aperfeiçoamento da ciência da avaliação de imóveis. Nesta obra, AVALIAÇÃO DE BENS – Princípios Básicos e Aplicações, de autoria do conceituado engenheiro Radegaz Nasser Júnior, estas novas técnicas e conceitos são apresentados com clareza e – o mais importante – numa sequência lógica e plenamente compreensível até mesmo para os não iniciados na matéria. Este livro apresenta um completo, claro e conciso guia para os profissionais que militam no campo das avaliações, assim como para os leitores que pretendem adentrar nestas atividades aproximando o complexo assunto por meio de uma sequência lógica de princípios da avaliação de bens, este livro detalha o desenvolvimento das técnicas e suas aplicações para a maioria dos problemas avaliatórios.

Encontra-se nele incorporado farto material de estudos de casos práticos, precisamente ilustrado por meio da metodologia empregada, demonstrando o “como” e o “porque” da arte e da ciência avaliatória. Uma série de cuidadosas questões teóricas aliadas às soluções práticas faz do livro uma valiosa ferramenta de trabalho utilizável como referência no dia a dia do perito avaliador.

Em seus sete capítulos encontram-se abordagens detalhadas e explicações das teorias incorporadas nas normas técnicas brasileiras. Uma de suas contribuições mais úteis encontra-se nos Apêndices, no qual são apresentados, em diversos itens, tabelas, modelo de ficha de pesquisa, composições de BDI e de percentuais de serviços, de suma importância no desenvolvimento do trabalho de avaliação de bens.

Em sua totalidade, este livro, além de ser uma referência ideal, é também um guia indispensável no que concerne aos princípios, métodos e práticas adotados atualmente.

Autor: Radegaz Nasser Júnior
Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, Engenheiro de Segurança pelo convênio FUNDACENTRO/UFES, Máster Universitário Internacional en Ingeniería de la Tasación y Valoración pela Universidad Politécnica de Valencia – Espanha. Professor em diversos cursos de extensão em Avaliação de Bens, Professor em Cursos de Pós graduação em Avaliação de Imóveis Urbanos, Professor em curso de especialização na FUNDEC – Fundação de Engenharia Civil do IST – Instituto Superior Técnico de Lisboa – Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário