quarta-feira, 29 de abril de 2015

PREÇOS DE IMÓVEIS CAEM 3% NO BRASIL EM 2015


Quem busca um imóvel para comprar nas grandes cidades brasileiras já consegue pagar menos. É o que mostra o boletim FipeZap, divulgado nesta terça-feira (28). Os preços ficaram, em média, 3% mais baixos no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado.



Segundo o informe, é a primeira vez que surge um cenário tão oposto ao que tem sido visto desde 2010, quando os preços chegaram a subir até 21% em um ano.

Há cinco anos, houve a expansão do crédito imobiliário, o que aqueceu o mercado e provocou uma grande mudança estrutural no setor. Mesmo com essa queda, os preços estão bem acima do que eram praticados antes daquele "boom". 

As dificuldades que a economia brasileira enfrenta hoje refletiram diretamente no mercado imobiliário. Muitas construtoras já abrem mão da margem de lucro para não ficar com moradias novas encalhadas.

Executivos disseram, naquela ocasião, que era um excelente momento para quem deseja adquirir a casa própria. Porém, o momento é difícil. Recentemente, a Caixa aumentou os juros e reduziu o teto do financiamento imobiliário.


A recente queda da demanda sugere que os imóveis estão caros demais. A alta ficou muito acima do enriquecimento da população nos últimos anos, conforme gráfico acima.

A conclusão do relatório FipeZap: "Sabemos que o mercado de trabalho brasileiro vive um momento de deterioração (um ciclo que apenas se inicia) e, ao mesmo tempo, as condições para o financiamento da casa própria estão ficando menos favoráveis aos compradores. Enquanto este cenário se mantiver deveremos conviver com uma tendência de estabilidade ou queda de preços dos imóveis".

Fonte: Excertos de texto de R7 e InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário