quinta-feira, 14 de maio de 2015

CONECTA IMOBI: INOVAÇÃO PARA SUPERAR MOMENTO DE INCERTEZA


O Conecta Imobi, maior evento de marketing para o mercado de imóveis do Brasil, reuniu mais de 1 mil participantes de todo o Brasil esta semana em São Paulo para discutir as melhores práticas e tendências para o setor. Nos dois dias de palestras e painéis de discussão (12 e 13 de maio), um dos principais questionamentos dos participantes foi sobre como superar os desafios do momento econômico atual e o que esperar para os próximos meses.

Entre os keynotes, estiveram os economistas Ricardo Amorim e Samy Dana, que compartilharam suas percepções em relação ao cenário atual do mercado imobiliário. Em sua palestra, Amorim destacou que as dificuldades que construtoras e corretores têm encontrado em vender no último ano são apenas um ajuste temporário em um processo de expansão acelerada, que ainda tem um período longo pela frente. Segundo ele, “É provável que a alta de preços desacelere ainda mais e que pequenas quedas de preços de imóveis sejam bem mais frequentes neste ano – gerando boas oportunidades para novos compradores”.

Já para o economista Samy Dana, não deve haver melhora significativa na economia brasileira neste e no próximo ano. Segundo ele, as empresas devem focar nas gerações mais jovens para garantir resultados neste período. “A população do Brasil é jovem, 47,7% dos brasileiros estão na faixa etária de 0 e 29 anos o que é uma oportunidade para o País. Uma população jovem tende a consumir mais e isso pode ajudar a alavancar a economia” , explica Dana.

Esta foi a segunda edição do Conecta Imobi, que é realizado pelo VivaReal, portal de imóveis líder no Brasil, e voltado para diferentes públicos do setor (corretores, imobiliárias, incorporadoras, agências de publicidade, prestadores de serviço, etc). “Nesse período de preocupação para o mercado de imóveis, quisemos trazer muitos palestrantes e painelistas, para que as pessoas pudessem escutar opiniões diversas e assim se engajar em discussões sobre soluções inovadoras para os desafios do momento”, explica Lucas Vargas, Vice-Presidente Comercial do VivaReal. 

Também palestraram no Conecta Imobi representantes dos principais players do mercado de imóveis, que enfatizaram a necessidade de inovar para superar o momento, seja em atendimento, relacionamento com o consumidor, inteligência de mercado ou no próprio produto imobiliário. Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, contou como a incorporadora tem obtido resultados ao se antecipar à tendência de busca pelos “microapartamentos”. “Temos que trazer a mudança social para dentro do mercado imobiliário. Acredito no conceito no qual o luxo para as novas gerações não é mais a ostentação, mas sim a praticidade que atenda um estilo de vida conectado com as necessidades do dia a dia”, explicou Frankel.

Guilherme Sawaya, Gerente de e-Business da Cyrela também apresentou um case de inovação em produto realizada pela incorporadora no último ano, o lançamento do empreendimento Pininfarina. “O mercado imobiliário tem sido bastante afetado e a reação de muitos players tem sido o apelo ao desconto. É preciso definir uma abordagem diferenciada que mantenha proposta de valor da empresa e dos produtos oferecidos”, defendeu.

Em sua palestra, o Vice-Presidente de Produto do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, apresentou dados sobre comportamento de quem busca imóvel na internet. Segundo ele, “é fundamental entender o consumidor para entregar de forma mais efetiva o que ele busca. Definir estratégia com base em dados ajuda desde a incorporadora, que pode fazer ações de marketing online mais bem segmentadas, até o corretor, que irá saber como propor o melhor imóvel para cada perfil de pessoa, por exemplo”.

O VivaReal é um portal imobiliário que conecta o consumidor ao imóvel ideal por meio de mais de 3 milhões de anúncios para compra e locação. O portal é líder absoluto em seu segmento de atuação* e recebe mais de 10** milhões de visitas todos os meses em seu site web e mobile. O VivaReal tem imóveis de corretores, imobiliárias e incorporadoras anunciados em mais de 1 mil cidades brasileiras. 

Imprensa Viva Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário