segunda-feira, 18 de maio de 2015

PREÇOS DE MORADIAS CAEM EM ABRIL NA CHINA


O mercado imobiliário da China manteve-se anêmico em abril, com os preços de novas moradias registrando quedas mensais na maioria das cidades, embora tenham subido nas mais importantes graças às políticas de apoio do governo.

Das 70 cidades de tamanho grande e médio estudadas, 48 registraram quedas nos preços de novas moradias em abril em relação ao mês anterior, segundo os dados publicados hoje pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

Em abril, os preços de novas construções se mantiveram sem mudanças em Shenyang, Hefei, Jinan e Changsha, enquanto em 18 cidades, incluindo Beijing, Shanghai, Guangzhou e Shenzhen, foram registrados um aumento mensal, de acordo com a mesma fonte.

Quanto a moradias existentes, 34 cidades experimentaram quedas mensais nos preços em abril, oito permaneceram sem mudanças e 28 registraram aumentos, 16 a mais que no mês anterior.

Devido ao esfriamento do mercado imobiliário e à diminuição das exportações causada pela desigual recuperação econômica global, o crescimento da segunda maior economia do mundo caiu para 7% no primeiro trimestre do ano, o nível trimestral mais baixo desde 2009.

Para contrabalancear a pressão de queda na economia e reduzir os custos financeiros das companhias, o banco central chinês cortou as taxas de juros de referência em três ocasiões desde novembro do ano passado, além de reduzir a taxa de depósito obrigatório duas vezes desde fevereiro.

Graças à política de apoio, as vendas de moradias em algumas das principais cidades se recuperaram de maneira gradual, mas nas áreas menos desenvolvidas, onde os estoques continuam elevados, seus efeitos foram menos sentidos.

De acordo com os cálculos do DNE, o preço médio das moradias nas cidades mais importantes aumentou 1% em abril em relação ao mês anterior, enquanto nas de segundo e terceiro nível baixou 0,1% e 0,3%, respectivamente.

Fonte: Xinhua - China Radio International

Nenhum comentário:

Postar um comentário