sábado, 7 de novembro de 2015

SESSÃO ESPECIAL COMEMORATIVA AO "DIA MUNICIPAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO"


Os desafios dos profissionais que lidam com a comercialização de imóveis em meio ao cenário de crise econômica nacional foram destacados durante a sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias, na noite desta quinta-feira (5). O Dia do Gestor Imobiliário foi instituído no calendário oficial soteropolitano por iniciativa do vereador Leandro Guerrilha (PDT), através do Projeto de Lei nº 180/2015.

A proposta do pedetista deu origem à Lei nº 8.859/2015, sancionada pelo prefeito ACM Neto, que estabelece o dia 21 de dezembro como o Dia Municipal do Gestor Imobiliário.

“Sempre sonhei em realizar sonhos. Sinto-me muito honrado por ter sido o autor da lei para homenagear os gestores imobiliários, aprovada por unanimidade pelos vereadores, que estão empenhados em aprovar um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) para a cidade. A aprovação do PDDU vai influenciar diretamente na gestão imobiliária”, declarou Leandro Guerrilha.

A categoria comemorou a instituição da data, reivindicação antiga dos Gestores Imobiliários. Uma placa em homenagem à criação do Curso Tecnológico em Gestão Imobiliária foi entregue por Leandro Guerrilha ao presidente do Creci-Goiás e diretor pedagógico do Conselho Federal dos Corretores dos Imóveis (Cofeci), Oscar Hugo Monteiro Guimarães.


Fizeram parte da mesa durante a sessão especial: Oscar Hugo Monteiro Guimarães (Diretor Pedagógico do COFECI e Presidente do CRECI-GO), Samuel Arthur Prado (Presidente do CRECI-Bahia), Kelsor Gonçalves Fernandes (Presidente do SECOVI-BA e 1º. vice-presidente da Fecomércio-Bahia), Prof. Marcos Mascarenhas (Diretor da ATTRIUM Empreendimentos Imobiliários), Mario Augusto Pereira de Almeida (Diretor da Goche Imobiliária e tesoureiro do CRECI-Bahia) e Consuêlo Fonsêca Leal Silva (Diretora de Eventos do CRECI-Bahia).

Leia a íntegra do discurso proferido pelo Prof. Marcos Mascarenhas


Boa noite a todos,

- Saúdo o eminente Vereador, Leandro Guerrilha, mentor desta sessão especial comemorativa ao Dia Municipal do Gestor Imobiliário.

- Saúdo aos componentes da mesa

- Senhores e Senhoras presentes a esta sessão especial.

O mercado imobiliário é, indiscutivelmente, uma grande zona de experiências e, nos últimos anos, a procura pelo curso tecnológico de Gestão Imobiliária cresceu de forma exponencial em razão da formação estar sintonizada com o mercado de trabalho e o segmento imobiliário ter criado nichos que só o Gestor Imobiliário consegue ocupar.

Passamos por um processo de especialização das profissões e, a graduação tecnológica é uma realidade que habilita os acadêmicos à educação continuada, pós-graduações, mestrados e outros sistemas funcionais que surgem como fontes de competências de especial importância no desenvolvimento de requisitos técnicos e qualificações diversas para possibilitar-se o trânsito neste segmento, extremamente mutável, com alguma perspectiva de sucesso.

O Gestor Imobiliário é instrumentalizado através de uma capacitação plena e abrangente, a desenvolver um novo perfil profissional que disponibiliza aos investidores, agentes públicos e à sociedade em geral, maior competência, segurança e transparência na efetivação dos negócios imobiliários sob uma ótica inovadora fruto de sua permanente ligação com o meio produtivo e sua visão multidisciplinar que lhe garante agregar funções e buscar as melhores soluções para as variadas situações que o mercado possa vir a apresentar.

Paradoxalmente, vivemos a “bonança perfeita” no período do “boom” imobiliário e hoje, atravessamos a “tempestade perfeita”, uma combinação de juro, inflação e dólar alto de um lado e baixo crescimento do outro, o que contribuiu para a contração do setor, caracterizada pela redução do volume de crédito, a queda de vendas, o aumento exacerbado de distratos e o grande número de estoques das incorporadoras que provocaram reflexos no mercado primário, e, embora não o inviabilize, cria um cenário de alto risco para o empreendedor.

Também o mercado secundário, considerado de baixo risco, sofreu alterações significativas, impactado pelas operações restritivas do crédito pelo sistema financeiro público e a desaceleração da economia.

O desenho atual, pautado na escassez de lançamentos e na ausência de licitações para novas obras de habitação e infraestrutura, sinaliza para um cenário de recessão que se prolongará até 2016 e, ao contrário do que possa parecer, oportuniza e estimula a atuação de novos investidores, que ainda vislumbram encontrar, no mercado imobiliário, uma oportunidade para obter índices de retorno muito superiores aos das demais opções de investimento, mesmo cientes de que o produto imobiliário carrega consigo alta complexidade e incertezas, mormente quando o setor de construção civil, antes um símbolo da inclusão social, vive uma crise motivada por dois fatores preponderantes: a instabilidade econômica e as pressões resultantes do fenômeno da mobilidade social.

É cediço que o mercado imobiliário adquiriu um novo perfil e, analogamente, o curso superior de Tecnologia em Gestão Imobiliária, considerando a característica cíclica e extremamente volátil desse mercado, capacita os acadêmicos com atributos distintos do Corretor de Imóveis, fazendo-os conviver com o que de mais atual se ensina e pratica no universo do real estate, na observância de três pilares distintivos e fundamentais: a sua constante transformação, o princípio básico da auto regulação e a evolução dos modelos de gestão, justificando o conceito de que as profissões surgem e são extintas em razão das necessidades sociais.

Quando do surgimento da sociedade capitalista – uma das maiores transformações da história da humanidade – as profissões sofreram alterações consideráveis.

A sociedade do conhecimento ou sociedade da informação – como tem sido denominada a sociedade atual – implica em exigências próprias, fazendo surgir a cada dia uma nova profissão, um novo profissional e assim, as profissões representam uma peculiaridade de cada momento histórico e promovem mudanças irreversíveis para atender as exigências hodiernas caracterizadas pelo acelerado desenvolvimento tecnológico.

E é nesse exato momento histórico, que se insere o Tecnólogo em Gestão Imobiliária.

O Gestor Imobiliário está apto a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor e, sem dúvida, o reconhecimento deste trabalho será conquistado através do exercício consciente, produtivo e eficiente, aliado à relevância dos seus anseios.

Quero enfatizar a atuação do COFECI - Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, através do seu Diretor Pedagógico, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, que vislumbrou a primordialidade da evolução profissional do Corretor de Imóveis e sabiamente, atentou para a necessidade da educação continuada, colaborando de forma decisiva para a criação do Curso Tecnológico de Gestão Imobiliária, hoje uma realidade em todo o Brasil, capacitando aqueles que transitam no mercado imobiliário a interagir com os fenômenos próprios aos seus mais diversos segmentos, considerando a situação econômica e social do país, região ou cidade, na lida com o sonho maior do brasileiro, a habitação.

Esta visão de inovação originou-se da necessidade premente de acompanhar-se um sistema de alta complexidade, que se reinventa a cada dia e certamente foi uma contribuição inestimável para o mercado e seus atores, fomentando o desenvolvimento do profissional Gestor Imobiliário, cujas competências excedem às traduzidas na Lei 6.530 de 1978 e funcionam como um importante indutor no atendimento às exigências próprias de um mercado em constante evolução, onde não mais se permite experiências elementares.

- Registro aqui meu mais profundo reconhecimento.

É flagrante a necessidade de adaptação às novas e emergentes demandas de mercado o que só se consegue através de sólida formação geral e humanística que só o curso superior confere, permitindo uma análise coerente, articulada e interpretativa dos fenômenos sociais o que possibilita uma visão critica do mercado imobiliário, tudo isso traduzido na autonomia intelectual.

Sempre haverá a busca exigente por profissionais com a melhor qualificação possível e quem possuir formação superior de qualidade terá mais oportunidade de sucesso no enfrentamento dos desafios naturais que o mercado, cotidianamente, nos apresenta.

A conquista do reconhecimento do Gestor Imobiliário, consubstanciada nesta Sessão Especial, traduz-se em grata satisfação, seguramente envaidece a todos e provoca, em cada um, um sentimento de que somos diferentes entre os iguais. Somos, todos, profissionais graduados, aptos a exercer a Gestão Imobiliária no seu melhor nível de excelência.

Agradeço ao ilustre vereador Leandro Guerrilha, por ter concretizado um sonho antigo, hoje refletido na Lei Municipal 8.859/2015, publicada no Diário Oficial do Município de Salvador à página 11, em 22 de agosto de 2015.

Agradeço aos acadêmicos em Negócios Imobiliários aqui presentes, aos meus ex-alunos, hoje Gestores Imobiliários, aos corretores de imóveis que certamente serão Gestores Imobiliários no futuro, aos componentes da mesa que abrilhantaram este evento com suas presenças, enfim, aos que aqui compareceram, familiares e amigos, ao tempo em que exorto a todos, sem distinção, a protagonizarem uma atuação inovadora, profícua e extremamente profissional, reivindicando, cada um, seu merecido status dentro deste importante mercado, inequivocamente, o real impulsionador da economia mundial.

A data oficial para comemoração do Dia Municipal do Gestor Imobiliário será o dia 21 de dezembro, quando, contando com a participação de todos, pretendemos realizar um evento que seja marcante e envolto de um simbolismo muito especial.

A chave do sucesso é amar profundamente o seu trabalho. Sem a paixão pelo que faz você jamais será sensacional.

Estamos, portanto, todos de parabéns!!!

Salve o Dia Municipal do Gestor Imobiliário.

Muito obrigado.

Reconhecimento dos Gestores Imobiliários ao Vereador Leandro Guerrilha

Findo seu discurso, o Prof. Marcos Mascarenhas passou às mãos do Vereador Leandro Guerrilha uma placa comemorativa em reconhecimento dos Tecnólogos em Gestão Imobiliária, pela instituição do "Dia Municipal do Gestor Imobiliário".


A participação do Diretor Pedagógico e Presidente do CRECI-GO, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, foi de especial relevância. Ele agradeceu aos acadêmicos e profissionais presentes a confiança depositada na proposta do COFECI quando da criação do Curso Tecnológico em Gestão Imobiliária e enfatizou a necessidade da educação continuada, demonstrando cabalmente a potencialidade do Gestor Imobiliário de nível superior. Oscar Hugo também adiantou, que em breve, haverá mudanças significativas quanto ao posicionamento do Gestor Imobiliário, no que tange ao reconhecimento legal dessa qualificação em relação a administração e controle do mercado imobiliário.


Agradecemos a participação de todos e já estamos trabalhando no sentido de proporcionarmos aos Gestores Imobiliários, um Workshop temático, de relevante importância profissional, no dia 21 de dezembro próximo, quando se comemora o "Dia Municipal do Gestor Imobiliário"
Imagens: Valdemiro Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário