sábado, 27 de fevereiro de 2016

MERCADO IMOBILIÁRIO DA CHINA MANTÉM TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO


O mercado imobiliário da China continuou a se recuperar em janeiro, quando mais da metade das cidades pesquisadas teve alta mensal nos preços das casas novas.

  Das 70 grandes e médias cidades monitoradas no mês passado, os preços das moradias novas subiram mensalmente em 38, ante 39 em dezembro, informou nesta sexta-feira o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

  Vinte e quatro cidades registraram quedas mensais nos valores, menos que as 27 no mês anterior, de acordo com o DNE.

  Na comparação anual, as novas moradias ficaram mais caras em 25 cidades e mais baratas em 45, ante 21 e 49 em dezembro.

  Os preços das novas moradias saltaram 52,7% em termos anuais em Shenzhen, cidade no sul seguida por Shanghai (21,4%) e Beijing (11,3%). Zhanjiang, na Província de Guangdong (sul), registrou a maior queda: 4,9% também na comparação anual.

  Para as casas de segunda mão, o mercado também se recuperou no mês passado. Ante dezembro, os preços subiram em 37 cidades e caíram em 25.

  O mercado imobiliário chinês começou a recuperação no segundo semestre de 2015 depois de desaquecer por mais de um ano, melhora essa que se deve às medidas de estímulo do governo, incluindo corte dos juros e hipotecas com entradas menores.

  Na semana passada, o imposto sobre algumas transações de imóveis foi reduzido e no início deste mês foram anunciadas mais cortes nas entradas para compradores da primeira ou segunda casa.

  Analistas preveem mais medidas de apoio neste ano em meio às tentativas do país de estimular o setor de imóveis.

Fonte: China Rádio Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário