sexta-feira, 22 de abril de 2016

NORMA TÉCNICA DE AVALIAÇÃO DE BENS ESTÁ EM CONSULTA PÚBLICA NACIONAL ATÉ JUNHO


Entrou em consulta nacional até o dia 12 de junho a NBR 14653-1 - Avaliação de Bens - Parte 1: Procedimentos Gerais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como principais mudanças em relação ao texto antigo, de 2001, foram acrescentadas normas internacionais de avaliação, emitidas pelo International Valuation Standards Council (IVSC).

"Hoje a economia é toda internacionalizada, então não podemos ter trabalhos avaliatórios feitos de forma diferente do que os outros países, até porque esses trabalhos são fundamentais para estabelecer boa parte do que vai consignado nos balanços das empresas", explica Octavio Galvão Filho, secretário da Comissão de Estudo de Avaliação na Construção Civil (CE-002:134.002) do Comitê Brasileiro de Construção Civil (CB-002), responsável pela revisão da normativa, e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP).

Além das mudanças relacionadas ao IVSC, também foram introduzidos à norma princípios gerais da avaliação de bens e outros tipos de abordagens de valor que não o de mercado, mas também patrimonial, econômico, em risco, especial e de liquidação forçada, por exemplo.

Segundo Filho, a partir da revisão da Parte 2 da Norma, também foi possível repensar e ajustar alguns itens da primeira parte, como a implementação de novas definições, de atividades básicas e de metodologia, ou apresentação de laudos.

Para enviar suas sugestões sobre a norma, clique aqui. (Para dar sua contribuição é necessário criar seu ABNT Passaporte gratuitamente).

Fonte: Portal PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário