segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS EM PORTUGAL E OUTROS PAÍSES EUROPEUS

Clique no gráfico para ampliar

Os preços das casas em Portugal subiram 6,9% no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde ao maior crescimento desde o segundo trimestre de 2008, de acordo com os dados do Eurostat. E não foi o único país da zona euro a registar subidas: também as principais potências, como a França, Alemanha, Reino Unido e Irlanda ou a vizinha Espanha. Apresentamos um gráfico acima com a evolução do custo da habitação desde 2005 nos principais países europeus. Os dados de Portugal são a partir de 2008.

O gráfico permite ver claramente como os imóveis na Espanha e na Irlanda sobe sem parar até à crise do subprime em 2007, quando começa a desvalorizar-se. Em 2013 há um ponto de inflexão e a partir de então o preço começa a recuperar-se nesses mercados.

Em Portugal, depois da melhoria registada no início da década, o setor começou a degradar-se até que em 2014 começou a dar sinais de melhoria. O ano passado, destaca-se por uma retoma mais sustentada.

No panorama europeu, destacam-se a Suécia, Alemanha e Reino Unido com uma tendência de subida do preço da habitação. Alguns organismos públicos internacionais, como o FMI, já alertaram mesmo para o risco de uma bolha imobiliária nesses países. Por exemplo, no mercado sueco as casas revalorizaram-se quase 13% num ano. Já na Alemanha, foi registada uma subida de mais de 4% no último ano.

Fonte: Idealista News

Nenhum comentário:

Postar um comentário