quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PREÇO DOS IMÓVEIS TEM QUEDA REAL DE 8% EM UM ANO


No último ano, até julho, o preço médio do metro quadrado caiu 0,09%, a menor varição já registrada pelo Índice FipeZap.

O índice acompanha os valores de apartamentos à venda anunciados na internet em 20 cidades brasileiras. Essa variação dos imóveis ficou muito abaixo do aumento generalizado dos preços, a inflação, que deve ficar em 8,62% no mesmo período, segundo o Banco Central. Isso significa que a queda real foi de 8,01% em um ano.

Vale ressaltar que essa variação real não é obtida com uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

Só este ano, o preço médio dos imóveis à venda se mantive praticamente estável, com variação de apenas 0,09% entre janeiro e julho e de 0,06% entre junho e julho.

É hora de comprar imóvel?

Essa estabilização dos preços dos imóveis durante este ano aconteceu porque menos gente se dispôs a comprar, com desemprego alto e restrições maiores para financiar. Assim, os proprietários dos imóveis foram pressionados a oferecer melhores condições de negociação para consumidores, como explica o economista Raone Costa, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Por isso, sem pressa, é hora de aproveitar para pesquisar imóveis nas condições que você procura e tentar bons descontos na negociação. “Não vejo evidências de que esse padrão de preços estáveis que acompanhamos nos úlitmos meses vai mudar no curto prazo”, aponta o economista.

Porém, os preços não devem cair ainda mais, o que significa que é bom aproveitar para negociar seu imóvel ainda este ano. Na avaliação de Costa, no ano que vem, o mercado imobiliário deve voltar a aquecer lentamente, e talvez o cenário de preços estáveis comece a mudar novamente.

Os preços em cada cidade

A cidade mais cara do Brasil para comprar um imóvel é também a que teve a maior queda no preço médio do metro quadrado em um ano. No Rio de Janeiro, os valores dos apartamentos caíram 3,6% em um ano, até julho. Na sequência está Niterói, onde os imóveis à venda desvalorizaram 2,39%.

Já as cidades que mais encareceram para morar são Vitória, em que houve um aumento nos preços de 6,86% em um ano, e Vila Velha, cujos imóveis passaram a custar 4,67% a mais, em média.

Confira a variação dos preços dos imóveis à venda nas 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap clicando no link abaixo:
http://infogr.am/f18a4b4c-8e97-42e3-b5c2-ac0ca7b61ceb

Em julho, o valor médio do metro quadrado anunciado no Brasil foi de 7.637 reais. Entre as 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap, as mais baratas para comprar apartamento são Contagem e Goiânia, e as mais caras, Rio de Janeiro e São Paulo.

Veja o preço médio do metro quadrado anunciado para venda clicando no link abaixo:
http://infogr.am/721acd52-eb4a-4083-85e2-082a16e88c29

Fonte: EXAME.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário