segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CAIXA RETÉM SALDO DE FGTS, MAS NÃO LIBERA CRÉDITO IMOBILIÁRIO


Com o mercado imobiliário ainda em clima de incertezas, compradores e vendedores de imóveis que recorrem à Caixa Econômica Federal têm enfrentado um desafio extra para fechar negócios. Muitos adquirentes, com créditos já aprovados, aguardam há meses a assinatura de seus contratos e a liberação de financiamentos. A espera pode passar de quatro meses. Fontes da instituição informam que gerentes de agências de todo o país enfrentam dificuldades para liberar os recursos por carência de verbas. O banco adotou a execução mensal do orçamento e vem interrompendo liberações quando o limite é atingido.

Empréstimos chegam a R$ 62 bi

A Caixa informou que substituiu o modelo de dotação anual de recursos para financiamentos imobiliários e adotou um limite para a liberação mensal de verba. Quando o volume de dinheiro previsto para aquele período de 30 dias termina, os contratos aprovados ficam suspensos, aguardando o mês seguinte.

Além da estratégia de execução mensal do orçamento para todas as linhas de crédito imobiliário, o banco implementou outras medidas que restringiram ainda mais o acesso ao crédito. Uma delas foi a redução da cota de financiamento de imóveis usados para 50% - antes, os clientes podiam financiar até 60% ou 70% do valor de avaliação do bem - e suspendeu as operações com interveniente quitante (quando uma pessoa procura a instituição para financiar a compra de um imóvel que ainda está alienado em outra operação de financiamento). A Caixa informou que a contratação do crédito imobiliário neste ano está 20% superior ao mesmo período do ano passado, e que já emprestou mais de R$ 62 bilhões.

Fonte: Excerto do texto de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário